segunda-feira, março 05, 2007

Desabafo ( pause )

Testes,testes,testes e mais testes. Eu é que estou a testar a minha paciência e capacidade de resistência. Os alunos continuam absolutamente convencidos da importância do teste na avaliação e lá se esforçam um pouco( alguns )! Escrevem, escrevem, do que sabem e do que não sabem... Para mim, os testes são o que menos importa. Como eu lhes digo tanta vez: " Se a nota final correspondesse à nota do teste, para que serviriam as aulas?" Trata-se de aplicar a matéria, mas não da forma como eles imaginam. Que me interessa que decorem características de uma corrente literária, se depois não as conseguem identificar na obra estudada? E a capacidade de opinar, chegar a uma conclusão, relacionar ideias? Parece missão impossível fazer com que se pense sobre as coisas hoje em dia. Eu continuo a preferir ensiná-los a pescar. Volto aos testes...

Nenhum comentário: