quinta-feira, maio 17, 2007

Should I stick to the plan?

A propósito de personagens modeladas* ou planas**, uma aluna fez-me esta pergunta:
" Nas histórias é que existem pessoas que mudam e outras que ficam sempre na mesma.
Mas na vida real é impossível existir pessoas planas, não é professora?"
TENHO VINDO A PERGUNTAR-ME:
" Será possível alguém modelar-se de forma a ser plano?"
Modeladas* são personagens dinâmicas, cheias de vida interior e de grande densidade psicológica, surpreendendo o leitor pelas suas atitudes e comportamentos diversificados que a podem tornar cada vez mais complexa
Planas** – são personagens sem vida interior, isto é, desprovidas de densidade psicológica, não evoluindo ao longo da acção. Como não alteram o seu comportamento, estas personagens dizem-se também estáticas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vivemos num constante limbo entre o medo de sermos completamente planos e o medo da mudança. Eu falo por mim: não me considero "plano", mas também tenho algum receio do que me é desconhecido. Será que planamos evolucionalmente?
Jocas.
Sérgio Carvalho

Zorze Zorzinelis disse...

Bom post; mesmo muito bom post; exige moldarmos uma interpretação nada plana; abaixo disso: aprofundada. Beijos ***

Haddock disse...

olha, mais um anónimo...

ai, afinal não é! que sorte!!

se todos fossem modelados, ninguém era modelado... tem de haver contraste!