segunda-feira, julho 07, 2008

Mistura

"Educar não é só adicionar, é misturar". Tinha pensado nesta frase hoje de manhã, ainda meio a dormir, quando dou por mim a pensar textos que quase nunca consigo, mais tarde, reproduzir em posts. Ensinar nunca será para mim apenas o adicionar de informação. Isto porque uma aula é sempre uma troca. Quando me lembro de todos os alunos que fui conhecendo, lembro-me sempre de alguma coisa nesses alunos que me tocou. Houve mistura. E por isso foi com lágrimas nos olhos e coração aos pulos que fiquei a saber que alguns tiveram boas notas nos exames... Que apesar do "Oh, Professora, nem vai acreditar, Os Lusíadas! Grande nega!", o resultado foi um dezasseis. Parabéns M! Imagina se tivesse saído a Mensagem. Porque a mistura permite sempre muito mais do que a adição, soubeste dar a volta ao texto. Agora é seguir em frente! E não há nada melhor para um professor do que assistir a isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com essa frase! Também tenho o prazer de ensinar e vejo como é gratificante o alguém aprender...
E claro, também aprendo todos os dias.
Compreendo os alunos pois eu sou e serei sempre uma aluna e conheço ainda melhor o sabor de um 15 ou 16 conseguido com muito estudo e alguma sorte.
Parabéns a esses alunos e à minha querida professora por não desistir nunca dessa tarefa tão árdua.
Quando aprendo algo novo digo sempre: "já valeu a pena viver este dia!"
Que bom, sentir isto todos os dias

MoonDreamer disse...

é dar-lhe as asas e vê-los voar... com um brilhozinho nos olhos.

100 remos disse...

Ai, a minha Lílica...Que saudades! Um beijo desta professora que jamais esquecerá uma aluna tão, tão especial. Ainda hoje te vejo naquela carteira, com aquela letra tão pequenina e um coração do tamanho do mundo!

Haddock disse...

esta professora não existe...

:)

Matchbox32 disse...

É bom ver o nosso esforço recompensado.